Imagem


Compressão com perda de dados



Um método de compressão de dados é dito com perda quando a informação obtida após a descompressão é diferente da original (antes da compressão), mas suficientemente "parecida" para que seja de alguma forma útil. Este tipo de compressão é frequentemente utilizado para compactar áudio e vídeo para a internet.


O termo compressão sem perda de dados se refere a métodos de compressão de dados aplicados por algoritmos em que a informação obtida após a descompressão é idêntica à informação original (antes de ser comprimida), em oposição à compressão com perda de dados.

Formatos de ficheiros de imagem Bitmap:

-BMP
-GIF
-JPEG
-PDF
-PNG
-TIFF


-Device Independent Bitmap (DIB) ou Windows Bitmap (BMP) é um formato de gráficos por mapa de bits (composto por pixels) também chamado em inglês de raster, e portanto gerando arquivos grandes e não compactados evita-se o uso do mesmo em aplicações que exijam tráfego rápido de dados como na Internet.

Graphics Interchange Format, mais conhecido por seu acrônimo GIF , é um formato de imagem de bitmap desenvolvido por uma equipe no serviço de quadros de avisos (BBS).
O formato suporta até 8 bits por pixel para cada imagem, permitindo que uma única imagem faça referência à sua própria paleta de até 256 cores diferentes escolhidas do espaço de cores RGB de 24 bits. Também suporta animações e permite uma paleta separada de até 256 cores para cada quadro. Essas limitações de paleta tornam o GIF menos adequado para reproduzir fotografias coloridas e outras imagens com gradientes de cor, mas é adequado para imagens mais simples, como gráficos ou logotipos com áreas de cores sólidas.





 JPEG (ou JPG) é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que permite a você escolher o tamanho de armazenamento e seu compromisso com a qualidade da imagem. Geralmente se obtém uma compressão pouco perceptível na perda de qualidade da imagem.


O PDF (Portable Document Format) é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems em 1993, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardwere e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução.


PNG (Portable Network Graphics) é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados.



O TIFF (acónimo para Tagged Image File Format) é um formato de arquivo raster para imagens digitais. Foi criado pela Aldus para uso no processo de impressão PostScript, porém agora é controlado pela Adobe. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição de cores.







CDR (CorelDraw): O CorelDRAW é um programa de desenho vetorial bidimensional para design gráfico. É um aplicativo de ilustração vetorial e layout de página que possibilita a criação e a manipulação de vários produtos, como por exemplo: desenhos artísticos, publicitários, logótipos, capas de revistas, livros, etc.






Bibliografia:

-http://rafapedro1997.blogspot.com/2014/11/compressaotecnicas-de-compressao-com.html
-https://pt.wikipedia.org/wiki/Device_Independent_Bitmap
-https://giphy.com/explore/toast
-https://pixabay.com/pt/pdf-logotipo-adobe-filetype-3383632/
-https://br.freepik.com/icones-gratis/interface-de-extensao-de-arquivo-png-simbolo_742206.htm
-https://windowsreport.com/open-tif-files-windows-10/
-https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/cdr




FIM



























Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Tecnologia na sociedade

Balanço do 3º Periodo